-
Arquitetos: Bac Estudio de Arquitectura, Beyt Architects; Bac Estudio de Arquitectura, Beyt Architects
- Ano: 2018
-
Fotografias:Adrián Mora Maroto
-
Fabricantes: SANTOS, Schotten & Wood, Vibia
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desenho e conceito desta casa mediterrânea é obra de BeytArchitects, que juntou-se a BAC Estudio de Arquitectura para o desenvolvimento técnico e seguimento de obra.
A casa tem como premissa duas ideias principais: no primeiro lugar, uma distribuição limpa e eficiente que aproveita o terreno comprido e estreito; e em segundo lugar, o uso de pátios para criar jogos de luz e privacidade em toda a casa.
A primeira premissa se cumpre numa fachada de 35 metros de comprimento, quebrada pela garagem de concreto aparente no térreo. O contraste entre o volume limpo branco e a dureza do concreto, se acentua com o diálogo das aberturas, com ripas verticais em ambos os volumes.
Três pátios principais conectam as diferentes plantas e espaços: um pequeno na entrada - na intersecção de ambos os volumes -, um segundo pátio que guia as escadas através da circulação vertical e o último que se abre para a sala de jantar e o pátio posterior.
A sala de estar se abre ao exterior por uma porta de correr com quatro metros de comprimento e a cozinha replica o conceito com uma esquina aberta que traz o jardim e a oliveira para o interior da casa.
Uma estante sob medida marca a escada principal no espaço de pé-direito duplo que se abre para a sala principal, e o resto dos interiores se mantiveram limpos e neutros, deixando que os materiais e o desenho falem por si mesmos.